
No começo da série, as histórias eram sobre o Choujin (super-herói) Kinnikuman (Homem Músculo) enfrentando monstros que atacavam a cidade, numa paródia de seriados como o Ultraman.
Mais tarde, com o desenvolvimento da história e do personagem, o atrapalhado e rejeitado herói passou a mudar o foco das aventuras, voltando-se ao tema da "Luta Livre" (ou "Telecatch" aqui no Brasil, pra quem é velho que nem eu).
A partir daí, a série tomou apenas esse rumo, e uma enorme gama de personagens fora acrescentado, tanto aliados como inimigos.

Assim como o número de personagens, grande também é o número de produtos com a marca (tanto os quadrinhos como os desenhos na tv), sendo os mais famosos os diveroso tipos de bonecos da série. Os personagens eram tão diferentes e interessantes que nos anos 80 saiu nos EUA uma linha de bonecos dessa série (a maioria, em realidade, cópias dos originais japoneses) chamada "M.U.S.C.L.E." (Millions of Unusual Small Creatures Lurking Everywhere) e que até hoje tem uma grande legião de fãs por lá.

O sucesso do mangá e do anime levaram a uma segunda série chamada "Kinnikuman Nisei", que por aqui saiu no falecido canal Jetix como "Músculo Total" e contava a história de Mantara Kinniku, filho do protagonista da primeira série, Suguru Kinniku. Apesar de fazer menos sucesso, a série teve bons resultados nos EUA e no Brasil. Esta última série do mangá Kinnikuman Nisei continua até os dias de hoje.

Dados Técnicos
Criado por: "Yudetamago" (Yoshinori Nakai e Takashi Shimada)
Data: 1979-1987 (mangá)
Volumes: 37
Revista: Weekly Shonen Jump
